quarta-feira, outubro 18, 2006

Amamentação x Retorno ao trabalho




O ideal é que o bebê mame exclusivamente ao seio pelo menos até aos 6 meses de idade, mas muitas mulheres não têm essa possibilidade em virtude de suas atividades profissionais.
Como fazer, então, se você tem muito leite, desejo de amamentar e precisa voltar ao trabalho? Uma solução é a coleta e armazenamento desse leite, para que mesmo na sua ausência, seu bebê possa ser alimentado por ele.
As ordenhadeiras, ou bombas de sucção, são uma opção para que você prolongue a amamentação.

A bomba de sucção elétrica possui um recipiente refrigerado onde você armazena o leite coletado até o momento de colocá-lo no freezer; você pode fazer esse armazenamento em sacos próprios para esse fim, esterilizados, fáceis de abrir e com bico dosador, com etiquetas onde você coloca a data da coleta do leite.
De fácil manuseio e transporte, as bombas podem ser levadas para o seu lugar de trabalho e a coleta feita em seus horários de pausa, almoço, etc...
Há também outras formas de não perder esse prazer, mesmo tendo retomado suas atividades, por isso, estaremos publicando experiências de mulheres que conseguiram manter a amamentação e conciliá-la com seu retorno ao trabalho. São mulheres de várias profissões e realidades. Por isso, cremos que se você realmente desejar, poderá fazer o mesmo.



Conciliando a amamentação e o trabalho fora de casa


Dra. Sonia Maria Coutinho Orquiza
CRM-PR 10259

Acesso: 2004


O trabalho materno fora do lar é um obstáculo à amamentação. Apesar disso, as taxas de aleitamento materno entre as mães que trabalham fora do lar mostram que é possível conciliar trabalho e amamentação. Conselhos a observar:

1. Praticar o aleitamento materno exclusivo.

2. Avaliar no local de trabalho onde poderá retirar e armazenar o leite.

3. Familiarizar a criança com antecedência (10 a 14 dias) com a pessoa que vai cuidar dela e o alimento que vai receber na sua ausência.

4. Amamentar o maior número de vezes que puder quando estiver em casa.

5. Amamentar logo antes de sair de casa e assim que chegar.

6. Não alimentar o bebê próximo do horário de chegada da mãe para que o seio seja esgotado durante a mamada.

7. Evitar ao máximo o uso de biberão no período em que a mãe estiver fora de casa. Se a criança não for muito pequena,alimentá-la com papas ou sumos, usando uma colher ou um copinho.

8. Durante as horas do trabalho, esgotar o seio manualmente, ou com bomba, e guardar o leite no frigorífico nomáximo 24-48 horas.

9. Oferecer o leite à criança na ausência da mãe ou congelá-lo (até 6 meses).

10. O leite em estoque nunca deve ser fervido ou colocado no microondas.

Deve-se deixar descongelar naturalmente e aquecer em banho-maria.

Extraído de:
http://www.cultura.com.br/index.html


Como Extrair e Armazenar?
http://revistacrescer.globo.com/Crescer/0,19125,EFC804202-2213-2,00.html

Quando retirar?
As melhores horas para a retirada são aquelas entre as mamadas e no final, quando o bebê estiver satisfeito.

Quais os cuidados necessários?
Antes de fazer a retirada, massageie a mama com movimentos circulares para ajudar a descida do leite. Pressione a aréola para que saia o primeiro jatinho e despreze-o.

E a higiene?
Lave antes as mãos e os mamilos com sabonete. Se for utilizar uma bomba, esterilize o equipamento, fervendo as partes que necessitam de higienização por dez minutos. No caso de estar fora de casa, use álcool 70% (encontrado em farmácias) no acoplador que é colocado na mama.

Onde colocar o leite?
Pequenos potes de vidro com tampa plástica são ideais, mas o leite também pode ser acondicionado em mamadeiras de plástico. Esterilize tudo fervendo por dez minutos e deixe secar completamente com o bocal para baixo em toalha limpa ou papel-toalha.

Quanto colocar em cada recipiente?
Em torno de 60 ml de leite para evitar desperdícios, pois, uma vez aquecido, o leite não poderá ser reutilizado. Etiquete os potes com a data na qual está sendo feita a coleta.

Como conservar?
Na geladeira, o leite pode ficar por 24 horas. No congelador da geladeira ou no freezer, até três semanas.

E para aquecer o leite?
Aqueça sempre em banho-maria (deixar o leite ferver diretamente na panela ou no microondas altera as propriedades). Ferva a água, desligue e coloque o frasco na água por cerca de oito minutos. Se o leite estiver congelado, deixe por mais tempo na água, agitando o frasco de vez em quando até o líquido ficar homogêneo.Verifique se a temperatura está adequada. O ideal é algo entre 36 e 37 graus.

Como dar ao bebê?
O melhor é em copinho ou colher, para evitar que ele largue o peito. E lembre-se de que será mais fácil o bebê aceitar o leite pelas mãos de outra pessoa que não a mãe.

Bombas Manuais e Eletricas (imagens):
http://revistacrescer.globo.com/Crescer/0,19125,EFC804202-2213-3,00.html


PROTECÇÃO DA MATERNIDADE E DA PATERNIDADE
http://www.cgtp.pt/temas/direitos/guia_direitos_as/CAP3.htm

Por favor, leia o texto inteiro para ter a informacao completa!

ATENÇÃO!

· É ilegal o não pagamento de prémios de assiduidade à trabalhadora por esta ter exercido o direito à dispensa diária de trabalho para amamentação ou aleitação. Neste caso aplica-se o mesmo regime caso seja o pai a usar do direito à dispensa para aleitação.

· É ilegal proceder a descontos no subsídio de refeição da trabalhadora que exerceu o direito à dispensa diária para amamentação, por motivo de esta não ter cumprido um dia completo de trabalho. O mesmo regime se aplica ao caso da aleitação quer seja o pai quer a mãe a exercer o direito à dispensa.